Porque devo controlar o estoque da minha empresa?

Porque devo controlar o estoque da minha empresa?

13/09/2019 - por: Marketing
Porque devo controlar o estoque da minha empresa?

Seu cliente te procurou para comprar um determinado produto que sempre tinha em seu estabelecimento, mas justo naquele dia, o produto estava em falta. Você conhece a importância do controle de estoque? Confira a matéria:

O que é o controle de estoque?

Em qualquer estabelecimento comercial que você entra, você consegue parar para refletir qual o planejamento que essa empresa deve ter? Desde um mercado grande com diversas quantidades e variedades de produtos, até um pequeno escritório que sempre usa copo descartáveis ou até mesmo uma simples caneta.

No entanto, se o empresário não souber a quantidade exata dos produtos que o mesmo disponibiliza em seu estabelecimento, alguns transtornos e até mesmo prejuízo poderão acontecer. Vamos supor que a pessoa responsável pela distribuição das canetas no pequeno escritório não percebeu que as canetas que eram distribuídas para seus colaboradores semanalmente haviam faltado. O transtorno gerado a ela, ir atrás das canetas de última hora, foi muito maior do que ela ter feito o planejamento e se programado de fazer a compra antecipadamente.

E se no estoque do mercado haver uma grande quantidade de produto que está prestes a vencer e o empreendedor não sabe desta quantidade, e deixa passar da validade? O prejuízo que a empresa terá, será um pouco desanimador.

Obtendo um controle de estoque, o gestor poderá controlar adequadamente tanto as matérias-primas quanto os produtos do seu ramo de atuação. Com isso, muitas coisas poderão ser evitadas, mantendo um bom planejamento e organização em âmbito empresarial.

Quais são os benefícios do controle de estoque?

O controle de estoque faz um inventário de tudo que tem armazenado na empresa, mantendo assim o local bem organizado.

O inventário do seu estoque, é fundamental para que você conheça quais as mercadorias possuem maior demanda, ajudando os colaboradores a ter mais facilidade em localizar o produto quando solicitado, agilizando os processos.

Planejamento em dias de grandes demandas do produto

Se você tiver uma hamburgueria, e na sua cidade terá um evento estadual que reunirá pessoas de todos os cantos do seu estado. Você não sabe quantos hambúrgueres ao certo tem em sua geladeira. Certamente se você soubesse a quantidade certa você tinha na sua geladeira, tomaria a melhor decisão, se precisaria produzir mais ou não.

Não deixar faltar determinado produto

Imagine que o cliente chegou pedindo algo, e você precisa falar que não tem mais determinado produto, pois você não sabia que estava com uma quantidade baixa no estoque, e não conseguiu se planejar para que o produto não faltasse.

Evitar prejuízos ao deixar alguns determinados produtos

Se a data de vencimento de um determinado produto está prestes a vencer, algumas estratégias precisam ser tomadas para que a maior quantidade possível desse produto saia, evitando um grande prejuízo na sua empresa.

Evitar transtornos em sair de última hora

Imagine que você teve que correr atrás de um ingrediente para conseguir terminar de preparar um bolo para sua confeitaria, pois você não viu que não tinha aquele produto, ou havia esquecido que estava em falta aquele ingrediente, pois você não tinha um relatório do que estava faltando.  

Ter controle com relatórios sobre produtos que estão em falta ou em grande quantidade

Ter um controle total de tudo o que acontece na sua empresa, com tomadas de decisões e estratégias a serem desenvolvidas, pois você tem em suas mãos, um relatório dos produtos que tem e está faltando em seu estabelecimento.

Categorias: Controle de estoque - Empreendedor - Sistema de Gestão -

Tags: Controle de estoque - empreendedor - sistema de gestao -

Fonte:

Últimos Post

Confira nossas últimas postagens
Você sabe a diferença de MEI e ME?
Manifesto eletrônico (MDe)
O que é um Sistema ERP?
Nome Fantasia x Razão Social
Como abrir uma empresa
O que é XML?
O que é DANFe?
Tipos de Notas Fiscais
Quem deve emitir Nota Fiscal Eletrônica?
O que acontece se eu não emitir Nota Fiscal?
Cinco livros gratuitos que voce tem que ler
Os 5 principais erros que resultam no fechamento de pequenas empresas brasileiras
5 dicas essenciais para novos empreendedores
O que é Sistema de Gestão?
Quando minha empresa começa lucrar?